Estudo esclarece como dieta rica em gorduras causa Diabetes tipo 2

2007-04-11


Um estudo publicado na revista científica “Cell” esclarece as razões pelas quais uma dieta rica em gorduras pode aumentar o risco de desenvolver Diabete tipo 2.

Uma equipa da University of California, em San Diego, EUA, descobriu que ter uma alimentação rica em gorduras acaba por conduzir a um bloqueio na produção de uma enzima essencial para a produção da hormona insulina.

Os cientistas perceberam que a produção de insulina pode ser interrompida com a anulação de um único gene, que controla a produção de uma enzima denominada GnT-4a. Provaram então que uma dieta rica em gorduras inibe a actividade do mesmo gene.

O estudo sugere que as pessoas com predisposição hereditária para Diabetes tipo 2 possam ter alterações no gene responsável pela enzima GnT-4a.

O estudo demonstrou em ratinhos que quando uma célula beta não tem níveis suficientes de GnT-4a, é incapaz de absorver correctamente a glicose através da sua membrana externa.

Desta forma, perde a sensibilidade para o aumento dos níveis de açúcar e não consegue emitir insulina como resposta. "Se conseguirmos estimular a produção desta enzima de alguma forma, talvez seremos capazes de tornar animais, e talvez humanos, resistentes à Diabetes estimulada por dietas ricas em gordura", afirmou Jamey Marth, um dos investigadores da equipa.





In Saúde na Internet

Comentários

Postagens mais visitadas