Dieta gordurosa aumenta risco de câncer de mama, diz estudo

Bolo
A pesquisa incluiu no total 124 tipos de alimentos
Uma dieta rica em gordura aumenta o risco de câncer de mama em mulheres que já tiveram a menopausa, de acordo com um amplo estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Pesquisas anteriores realizadas em animais já haviam revelado que a ingestão de grandes quantidades de gorduras aumenta o risco de câncer, mas outros estudos em seres humanos não foram conclusivos.

O novo estudo, publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, analisou 188,7 mil mulheres em estágio de pós-menopausa, entre 50 e 71 anos, que deram detalhes sobre sua dieta. A menopausa geralmente surge quando as mulheres estão em idades de entre 48 a 55 anos.

Os pesquisadores americanos perguntaram às mulheres com que freqüência consumiam 124 tipos diferentes de alimentos, de "nunca" a "até seis vezes por dia". As quantidades também foram avaliadas.

O estudo acompanhou os hábitos e a saúde dessas mulheres por uma média de quatro anos.

Massa corporal

A proporção de gordura ingerida pelas mulheres foi calculada em relação a seu consumo total de calorias, variando de 20% a 40% da dieta.

Das mulheres analisadas, cerca de 3,5 mil desenvolveram formas agressivas de câncer de mama durante a duração do estudo.

A incidência de câncer entre as mulheres que comeram a maior quantidade de gordura foi 11% mais alta do que entre as que comiam menos gordura.

O aumento no risco de desenvolver a doença foi o mesmo independente do tipo de gordura consumida – saturada, monoinsaturada e poliinsaturada.

Os resultados comprovaram a ligação do câncer de mama com o consumo de gordura, mesmo levando-se em conta outros fatores, como casos da doença na família, índice de massa corporal, fumo e consumo de álcool.

Mas as mulheres com o maior consumo de gordura também eram as que mais estavam fazendo terapias de reposição hormonal, um tratamento que foi ligado ao aumento na incidência de câncer de mama em outros estudos.

“Nessa grande amostra de mulheres em pós-menopausa nos Estados Unidos, nós detectamos uma associação direta entre o consumo de gordura na dieta e o risco de câncer de mama agressivo”, disse a coordenadora do estudo, Annie Thiebaut.

Segundo ela, a gordura pode aumentar as chances de câncer ao estimular a produção de hormônios, mas novos estudos são necessários para compreender a ligação.

Gordura

Em um editorial publicado na mesma revista, no entanto, pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard disseram que, para prevenir o câncer de mama, é mais importante controlar a quantidade de gordura corporal de uma mulher do que seu consumo de gordura.

“As associações modestas que foram observadas entre a gordura na dieta e o risco de câncer de mama em estudos de observação e testes clínicos estão em forte contraste com as evidências robustas de uma estreita ligação entre a gordura corporal e o risco de câncer de mama pós-menopausa”, disseram os pesquisadores Stephanie Smith-Warner e Meir Stampfer.

Segundo Emma Pennry, da ONG britânica Breast Cancer Care, “os efeitos de uma dieta rica em gordura para o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama ainda são incertos”.

“Mas uma dieta rica em gorduras pode levar ao ganho de peso, e é amplamente aceito que o excesso de peso, principalmente após a menopausa, aumenta o risco de câncer de mama”, disse.

Para Sarah Rawlings, diretora de informação da ONG Breakthrough Breast Câncer, “se você já teve ou não a menopausa, estar acima do peso é associado com uma variedade de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, pressão alta e vários tipos de câncer”.

“Manter um peso saudável ao longo da vida pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças, além de promover a boa saúde.”

Fonte BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas