CACAU PODE DIMINUIR PRESSÃO SANGÜÍNEA, AFIRMA PESQUISA

SÃO PAULO - Uma notícia interessante para quem gosta de chocolate: alimentos ricos em cacau podem reduzir a pressão sangüínea, enquanto tomar uma xícara de chá preto ou verde pode não ter o mesmo efeito, de acordo com análise de uma pesquisa publicada no, da "Archives of Internal Medicine", da American Medical Association.

Participantes do estudo que consumiram produtos com cacau por pelo menos duas semanas apresentaram queda da pressão sangüínea igual à obtida por uma pessoa que toma medicamentos normalmente recomendados para o controle da pressão alta.

A redução da pressão sangüínea creditada ao cacau poderia diminuir o risco de ataques cardíacos em 10% a 20%, diz o estudo.

Tanto o cacau quanto o chá contêm polifenol, uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e que estão presentes na maioria das frutas e verduras.

O cacau, porém, contém um tipo de polifenol diferente do chá --procianidina--, que parece ser mais ativo.

Atualmente, pacientes com pressão alta são orientados a comer mais frutas e verduras, embora produtos com cacau e chá sejam responsáveis por grande parte do consumo de polifenol nos países ocidentais.

Sem exageros

Porém, não é hora de começar a devorar barras de chocolate, escreve o autor do estudo, Dirk Taubert, do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha.

"Acreditamos que qualquer aconselhamento alimentar deve levar em conta a quantidade alta de açúcar, gorduras e calorias que existe na maioria dos produtos com cacau", afirma.

"Racionalmente, produtos à base de cacau poderiam ser considerados parte de dietas para reduzir o risco de hipertensão", escreve Taubert.

Data Edição: 11/04/07
Fonte: Folha OnLine

Comentários

Postagens mais visitadas