Arrefecimento da Terra associado à destruição total das florestas



Mas ele não pensa que o seu trabalho forneça justificação para o abate de árvores. "Uma das principais razões para temer o aquecimento global é a necessidade de proteger os ecossistemas", diz ele. "Destruir as florestas iria confundir o objectivo específico de combater as alterações climáticas com o objectivo mais geral de proteger o ambiente."

Para continuar o seu trabalho, ele e a sua equipa pretendem realizar simulações mais detalhadas. O tipo de floresta tem influência, por exemplo, pois as agulhas escuras dos pinheiros podem ter um impacto maior no aquecimento que as folhas claras dos abetos. Ele também pretende fazer simulações que sigam a desflorestação tropical projectada nos cenários utilizados pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.

Wolfgang Cramer, autor de modelos no Potsdam Institute for Climate Impact Research na Alemanha, acrescenta que é necessário mais trabalho de fundo para que se possa compreender de que forma a biosfera interage com o clima. Essa informação pode depois ser inserida nos modelos e talvez produza resultados mais úteis para os governantes e políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas