Açúcar faz Mal

Estado de Minas - Bem Viver : Açúcar faz Mal (08/04/2007)

O jornal Estado de Minas publicou uma matéria muito interessante sobre o consumo de açúcar:

DOCE PERIGO

''Saboroso e fundamental, o açúcar deve ser consumido em quantidades moderadas porque o excesso pode provocar enxaqueca, diabetes, osteoporose e vário tipos de câncer.

O sabor agradável ao paladar e o fácil acesso ao produto colocaram o açúcar entre os ingredientes preferidos de populações cada vez mais vorazes por doces. Nos EUA, estima-se que a ingestão média anual seja de 67 quilos (ou 185 gramas diárias) por pessoa. Em alguns países europeus, calcula-se que o consumo varie entre 45 e 50 quilos.

No Brasil, maior exportador mundial de açúcar, o índice de consumo já chega a 35 quilos, com tendência a subir. Segundo os especialistas, há quem devore diariamente 300 gramas de açúcar. Um exagero, ou um doce perigo, considerando os riscos para a saúde e os índices de recomendações por agências como a Organização de Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Para essas entidades, as doses diárias não deveriam ultrapassar 10% do total de calorias consumidas no dia. Níveis razoáveis de consumo, portanto, representam algo em torno de três a quatro colheres de chá diárias. O número pode variar de acordo com a idade do consumidor, quantidade calórica total gasta e ingerida, mas, no geral, as doses devem ser bem reduzidas. Crianças e idosos deveriam consumir, no máximo, 50 gramas diárias. Adolescentes, 75 gramas, enquanto que, para os adultos, o valor seria de 60 a 70 gramas para os homens.

_________________________________________________

Na nossa opinião o açúcar devia ser retirado da categoria de alimento e muito menos ser chamado de nutriente e passar a ter regulamentação como o tabaco e outros venenos...

Comentários

Postagens mais visitadas