Extractos de alfarroba no tratamento de Doenças Cancerígenas


Investigação da Universidade do Algarve e do Parque Científico de Barcelona


Os extractos de alfarroba podem vir a ser utilizados no tratamento de Doenças Cancerígenas, potencialidade que está a ser investigada pela Universidade do Algarve ao abrigo de uma parceria com o Parque Científico de Barcelona.


A polpa, folhas e algumas partes da semente de alfarroba têm um potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres. A sua eventual aplicação na produção de fármacos pode demorar anos mas, segundo os investigadores, os resultados preliminares do estudo são «promissores».

Segundo a líder da investigação, Anabela Romano “ainda estamos a averiguar a sua eventual aplicação na indústria médica e farmacêutica, mas pelo menos já sabemos que tem uma acção anti-proliferativa quando colocada em contacto com células cancerígenas”.

A alfarroba, também designada por “chocolate saudável”, é utilizada em várias indústrias, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, mas apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos. Antes deste projecto, Anabela Romano coordenou um estudo inovador de clonagem de alfarrobeiras, que permite o seu cultivo em larga escala e que despertou o interesse dos produtores da espécie.

A alfarrobeira contém substâncias que já são aproveitadas embora de forma ainda incipiente, na composição de alguns fármacos utilizados no tratamento da SIDA, cancro e doenças cardiovasculares. É uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. O nome "alfarroba" deriva do vocábulo árabe al kharoubah. É consumida como substituta do chocolate, com aparência idêntica e sabor bem mais suave. Portugal é o terceiro produtor mundial de alfarroba, cujos extractos podem vir a ser utilizados no tratamento de doenças cancerígenas

Fonte: Lusa
MNI- Médicos Na Internet
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------




Receitas do livro
12 Passos para o Crudivorismo

Imitação de bolo de chocolate

Massa:
Combine os seguintes ingredientes e misture bem:
1 xícara de nozes passadas no processador
1 colher de sopa de óleo
1 xícara de passas
1 xícara de alfarroba em pó
1 colher de chá de baunilha
½ colher de chá de noz moscada
casca de 4 tangerinas passadas no processador
1 xícara de ameixas de molho por 1 a 2 horas e passadas no processador.
Forme uma camada de 12 polegadas num prato. Espalhe o caldo da ameixa entre as camadas (forme tantas camadas quantas você desejar)

Cobertura:
Passe no liquidificador os seguintes ingredientes; acrescente um pouco de água se necessário.
1 xícara de abacate cortado
1 colher de chá de melado
suco de 1 limão médio
1 colher de chá de baunilha
4 a 5 colheres de sopa de alfarroba em pó
Espalhe essa mistura sobre a massa. Decore com frutas, cerejas e nozes. Congele.
Serve 12 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas