Esclerose Multipa

Parte do que se segue foi escrito pela Sra. Caroline Weberhofer, uma nutricionista experiente que trabalha em Basileia, Suíça. Outras partes são retiradas do trabalho da DRA. C. KOUSMINE e do livro "Prescription for Nutritional Healing" de James H.Balch, M.D. e Phyllis A. Balch, C.N.C.

Este estudo ainda não está acabado e o texto serve só de referencia e informação...não é prescrição médica - certas partes foram adaptadas.


Não existem certezas quanto á relação entre e EM e a dieta mas penso que vale a pena dar o benefício da dúvida e consultar um nutricionista especializado em alimentação vegetariana ou um médico de medicina natural.

Há um dado inquestionável... a EM tem maior incidência nos países ricos e Ocidentais (EUA, Canadá, Reino Unido). Precisamente os países onde a alimentação é mais rica em gorduras, fritos, aditivos, etc.
Será preciso mais para se fazer a associação?

Alimentos e suplementos naturais recomendados

-Óleo de girassol prensado a frio, de procedência conhecida (rico em ácido linoleico) usar no máximo 2 colheres por dia.
-Óleo de linhaça - (rico em ácido linoleico - guardar qualquer óleo no frio para não rançar - se comer queijo use queijo de cabra fresco pois ajuda na absorção) - comer cru, nunca aquecer.
-Azeite de oliva prensado a frio.
-Sementes de linhaça - também ajuda na obtenção de ácidos gordos essenciais.
-Alho ao natural ou em cápsulas
-Acidófilos - chucrute, kefir, yogurt naural
-Extracto de sementes de uva
-Levedura de cerveja (Levedo de Cerveja)- vit. complexo B (se possivel enriquecida com B12)
-Alfafa (brotos) vit.K
-Dente de leão,Equinácia, Salsaparrilha, Pau de arco - são desintoxicantes
-Camucamu - uma das melhores fontes de vit. C
-Valeriana - acalma sistema nervoso (tomada ao deitar)
-Salsa (salsinha) - boa fonte de proteina, ferro, cálcio, folato, magnésio, potassio, cobre e manganês, vit. A, B, C, E, K (usar em molhos, batidos ou sucos verdesou comer em saladas ou sopas cruas) .
-Abacate - proteina vegetal completa, rico em enzimas, omega-3 omega-6, entre outros
-Gergelim (Sésamo) - rico em cálcio
-Bee Pollen ou Pólen de abelha (flores)
-Geléia Real
-Própolis - tem propriedades antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres.
-Suco (sumo)de Aloe Vera - Desintoxicação = eliminação + regeneração + assimilação devido ao potássio - Vitaminas, Minerais, Açúcares, Enzimas, Aminoácidos, Esterol, Lignanas, Sapopinas, Beta-glucana, Antraquinonas e Ácidos..[1]

- Um estudo com ácido linoleico e ácido gama-linolenico (óleo de prímula) não demonstrou qualquer melhoria na doença. No entanto, apenas foram ingeridas pequenas doses de óleo de prímula.2


- Estudos controlados demonstraram que um suplemento de ácido linoleico em pessoas com EM, com reduzida incapacidade e no início da doença, trouxe uma melhoria ligeira na taxa e gravidade dos surtos. Foi também relatado um aumento significativamente mais pequeno na incapacidade. Os antioxidantes (beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, selénio, zinco) também podem, possivelmente, ter um efeito favorável nos processos imunológicos.3-5

Comer de preferência alimentos orgânicos sem agro-quimicos nem qualquer tipo de aditivos ou tratamentos.

A melhor dieta para esta condição é totalmente vegetariana e de preferencia crua.6

Comer bastantes brotos (Rebentos) especialmente alfafa. Beber muitos sucos verdes ricos em clorofila e alimentos que contêm ácido lático como a chucrute ou os pikles (de vinagre de maçã)

Comer muitas folhas verde escuras - são ricas em vit. K

Beber no mínimo 8 copos de água de qualidade por dia.

Comer nozes, amendoas e outras sementes (deixadas de molho de um dia para o outro).

Evitar misturas das nozes


ALIMENTOS PROIBIDOS

Gorduras (óleo, manteiga ou margarina), café, chocolate, ovos cozidos, álcool e açúcar branco. A farinha de trigo comum deverá ser evitada também.


ALIMENTOS PERMITIDOS RECOMENDADOS

Todas as verduras, legumes e leguminosas (GERMINADOS), assim como as frutas (mesmo as gordurosas). Mel, Pólen, Kefir, e grãos oleaginosos crus (GERMINADOS).


DESJEJUM (Peq. Almoço)

Sucos (sumos) de fruta ácidas ou semi-acidas (ex. laranja com a parte branca para maior aproveitamento da vit.C) para iniciar - aguardar 20 minutos antes de comer outros alimentos.
Pode completar com outros frutos mais densos como a banana ou maçã ou pão essénio barrado com um pouco de thaine (cálcio) por exemplo ou fazer um batido de frutas com kefir.



ALMOÇO: iniciar sempre com a salada, que poderá ser temperada com uma colher de sopa de óleo de girassol prensado a frio ou com óleo de linhaça ou azeite prensado a frio(de preferência em emulsão com iogurte desnatado, kefir, ricota ou queijo magro, acrescido de tempero a gosto (vinagre de maçã, limão, cebola, alho, etc...). Se comer cozidos pode comer uma porção de arroz integral cozido (ou outro cereal), acompanhado de qualquer vegetal.

LANCHE: Sentindo fome nos intervalos, frutas e sucos à vontade, pão essénio.

JANTAR: Repetir o almoço. Se já fez uso das duas colheres de sopa de óleo, poderá utilizar no máximo duas colheres de chá de azeite de oliva prensado a frio.

Se comer alimentos quentes dar preferência aos vegetais preparados no vapor, que ficam mais saborosos e nutritivos mas tentar adaptar o máximo de crus.


CONTROLE DA DIETA

Os primeiros sinais de que a dieta está sendo seguida correctamente são: a pele deixa de ser seca, melhora a obstipação intestinal, a língua fica mais rosada e brilhante, melhora o odor das fezes e o pH urinário (que poderá ser medido a noite com fita Neutralit da Merck ou similar) deverá ficar neutro (entre 6.9 e 7.2). Se a urina continuar ácida após um mês de tratamento, o paciente deverá ingerir por 2 ou 3 dias consecutivos, 1 litro de suco de vegetais crus.

Para que a dieta alcance os efeitos desejados mais rapidamente, recomendamos que se realize uma vez ao mês, de preferência 2 a 3 dias antes da menstruação para as mulheres, e a qualquer dia para os homens, uma dieta crua para desintoxicação e lavagem intestinal a noite com 500 ml de chá de camomila morno. Após a evacuação introduzir com pêra de borracha própria ou seringa de 50 ou 100 ml, 60 a 100 ml de óleo de girassol amornado ou usando um saco de clister.

Comer envolve não apenas a ingestão de alimentos mas também significa prazer e sociabilidade.


- uma alimentação equilibrada promove o bem-estar e fortalece o sistema imunitário;

- uma alimentação errada promove doenças tais como as doenças lipometabólicas e cardiovasculares, obesidade, diabetes de tipo-2, e osteoporose (ossos porosos);

- uma deficiência em proteínas e micronutrientes conduz à degeneração muscular, susceptibilidade à infecção, alterações da coagulação e uma redução na sensação de bem-estar;

- uma alimentação ideal ajuda as outras terapêuticas.

O que é que significa uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação equilibrada:

- é adaptada às necessidades individuais (dependendo da idade, sexo, nível de actividade, doença);

- fornece os componentes nutricionais necessários (nutrientes, vitaminas, enzimas, minerais, oligo-elementos, fibras, água, componentes secundários das plantas);

- não sobrecarrega o organismo (ex. com gordura, açúcar, sal, álcool, cafeína e substâncias tóxicas);

- dá satisfação e variedade.

Quais os alimentos recomendados e quais os que não o são?

Os seguintes pontos sumarizam o impacto possivelmente favorável dos alimentos no processo inflamatório:

1. Redução da ingestão de ácido araquidónico através de uma dieta com baixo teor de gordura, vegetariana, e com o máximo de duas refeições de peixe por semana (para os não vegetarianos).

2. Inibição das substâncias mensageiras indutoras da inflamação através do uso de anti-infamantes como linhaça, bem como nozes e sementes sempre deixados de molho para libertar inibidores de enzimas.

3. Adicione quantidades suficientes de ácido linoleico à alimentação ao preparar a salada com óleo de girassol, óleo de linhaça ou óleo de milho sempre prensados a frio.

4. Ingestão abundante de antioxidantes e substâncias imunizantes ao comer 5 x dia vegetais, fruta, e produtos integrais germinados.

Faz sentido suplementar a alimentação com comprimidos?

Talvez já se tenha perguntado se não podia simplesmente engolir alguns comprimidos por dia em vez de se dar ao trabalho de mudar os seus hábitos alimentares não saudáveis.

Deve-se afastar de experiências envolvendo a ingestão não controlada de produtos com doses elevadas de vitaminas e minerais, dado que:

- A vitamina A e o selénio podem ter efeitos tóxicos em elevadas doses;

- A vitamina C é excretada em 99% na urina;

- Doses elevadas de beta-caroteno poderão ser carcinogénicas;

- O óleo de fígado de bacalhau pode rapidamente conduzir a uma sobre-dosagem de vitaminas A e D.


A ingestão destas preparações de elevada dose deve ser sempre olhada de forma crítica e discutida com um médico, dado que existe uma grande incerteza no que se refere a quantidades necessárias, interacções indesejáveis e efeitos secundários.


Em certos casos excepcionais, poderão consumir preparações multivitamínicas normais que devem conter as doses diárias recomendadas por comprimido quem:

- têm redução do apetite devido à doença;

- pessoas afectadas pela EM que têm uma actividade física limitada e portanto devem comer pouco;

- pessoas afectadas pela EM que apenas podem consumir pequenas quantidades de vegetais, fruta, ou outros devido a dificuldades em engolir ou mastigar.

No caso das crianças, os comprimidos devem ser administrados com grande restrição. As crianças com EM devem consumir cereais germinados em batidos enriquecidos com vitaminas ou uma bebida ao pequeno almoço contendo todas as vitaminas, minerais e oligo elementos.

O que é pode ser feito em caso de prisão de ventre?

A obstipação é um problema frequente. Geralmente fala-se de obstipação quando se tem menos de 3 defecações por semana ou quando a defecação é acompanhada por dor e é muito custosa.


- A actividade física fortalece os músculos do estómago e ajuda a activar o intestino. De manhã na cama faça alguns exercícios para fortalecer os seus músculos do estómago.

- Beba um copo de água antes de tomar o pequeno-almoço.

- Coma cereais integrais germinados e acompanhe com fruta, frutos secos ou nozes, ou coma pão essénio com manteiga, margarina ou compota. Mastigue bem!

- Geralmente os movimentos intestinais ocorrem no espaço de uma hora após o pequeno-almoço. Quando ocorrer, vá imediatamente para a casa de banho e nunca suprima esses movimentos! O seu organismo pode não disparar o próximo sinal tão perto.

- Beba pelo menos 1.5 litros de líquidos por dia, coma 5 peças de fruta e vegetais por dia e dê preferência aos produtos integrais.

Nota: No caso da EM, a obstipação também pode ser uma das manifestações da doença. Peça ao seu médico para lhe recomendar uma medicação adequada para o seu estado.

Se tem prisão de ventre pode beneficiar se fizer clister com sumo de limão.

Um especialista dá-lhe orientações para uma alimentação saudável

O que é que pode ser feito acerca da flatulência?

Todas as pessoas têm flatulência. Em média, 500 - 1200 ml de ar por dia saem do nosso corpo através do intestino grosso. Mas um excesso de gás na via intestinal pode ser desagradável e embaraçoso em público.

- Coma devagar: comer muito depressa com uma mastigação insuficiente e um aumento na ingestão de ar conduz à flatulência. As pessoas nervosas também tendem a engolir maiores quantidades de ar, e beber com uma palhinha pode ter o mesmo efeito.


- Observe quais os tipos de comida que causam flatulência no seu caso: frequentemente são cebolas, couves, feijão, milho. Certos alimentos cozidos provocam mais gazes tais como a couve e os feijões.

- Para muitas pessoas, a lactose (acúcar do leite) conduz a flatulência. Existem grandes quantidades de lactose no leite, pequenas quantidades no iogurte, mas nenhuma no queijo.

- A frutose e o sorbitol em grandes quantidades podem conduzir à flatulência. O sorbitol é encontrado nas pastilhas de protecção dos dentes ou nas gomas e as pessoas mais sensíveis reagem após consumirem pequenas quantidades. A frutose e o sorbitol contidos nas frutas apenas são um problema se consumidos em grandes quantidades concentradas, tais como no sumo de fruta.

- Uma mudança muito rápida de uma alimentação à base de alimentos refinados para uma alimentação com alimentos integrais sobrecarrega as bactérias do intestino grosso.

- Na sua alimentação use especiarias e ervas redutoras da flatulência (ex. cominho, folha de louro) e beba chá de menta, funcho, ou camomila.

- Após ser tratado(a) com antibióticos, podem-se estabelecer espécies desfavoráveis de bactérias no seu intestino grosso. Os lactobacilos probióticos do iogurte , kefir e chucrute podem ter um efeito positivo na flora do intestino grosso.

- Certifique-se que tem movimentos intestinais regulares.

Como pode a osteoporose ser prevenida?

A osteoporose é uma doença que envolve uma redução na massa óssea e um alargamento dos espaços no osso o que causa fragilidade e aumenta o risco de fractura do pulso, coluna vertebral e colo do fémur. Os factores genéticos e hormonais são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da osteoporose. Com a EM, podem existem factores adicionais a promover a osteoporose: actividade limitada, menos tempo ao ar livre e consequentemente uma menor exposição solar (importante para a produção de vitamina D) e terapêuticas frequentes com cortisona.
Construir a maior densidade óssea possível é importante para prevenir a osteoporose. Um aporte suficiente de cálcio é, portanto, de particular importância enquanto o corpo ainda está em crescimento, e para os jovens. Após os 30 anos de idade a massa óssea deixa de ser produzida pelo organismo, e é necessário um equilíbrio positivo do cálcio de forma a manter a perca óssea a um mínimo.

Deve ingerir pelo menos 800 mg de cálcio por dia!

O gergelim (sésamo) é boa fonte de calcio

O que se pode fazer quando se tem problemas em engolir?

Os problemas em engolir incluem a dificuldade de levar comida e bebida à boca, mastigar comida, transportar a comida ao fundo da boca com a língua, e engolir com segurança. A comida ou bebida podem passar para o tracto respiratório, o que pode conduzir a pneumonia. Um problema de nutrição pode surgir da redução do aporte de líquidos ou sólidos devido a dificuldades em engolir. As bebidas podem ser engolidas mais suavemente se forem mais consistentesos aqui basta fazer batidos em vez de simples sucos. Pode-se utilizar espessantes naturais tais como agar-agar ou linhaça moída (deixada de molho e lavada e escorrida).
Se ocorrerem dificuldades em engolir, é importante receber instruções em engolir de um nutricionista.

O que é que são as dietas para a EM?

A imprensa publica frequentemente dietas especiais para portadores de EM. A sua característica comum é que a sua eficácia não foi nem provada nem desaprovada; ex. a Dieta de Evers baseia-se no princípio de comer apenas comida quase natural, crua. Cereais, vegetais, fruta e o leite são comidos sem serem processados. Os ácidos gordos poli-insaturados também foram recentemente incluídos nesta dieta. Outras dietas podem ser mencionadas (por ordem alfabética):
- Dieta sem alergenos;
- Dietas sem bactérias, de acordo com Ihming;
- Dietas sem hidratos de carbono, de acordo com Lutz;
- Dieta de Evers;
- Dieta de Fratzer;
- Dietas sem glúten;
- Dietas com baixo teor de gordura, de acordo com Swank;
- Terapêuticas megavitamínicas (produtos com elevadas doses de vitaminas/minerais);
- Dietas com baixo teor de pectina e frutose;
- Dietas sem lacticínios;
- Jejum terapêutico.


Avalie sempre as dietas de forma crítica!

Os seguintes pontos irão ajudar a avaliar a sua dieta:

- Qual é a composição das suas refeições quando comparado com as recomendações para uma dieta equilibrada? Poderá resultar numa deficiência ou excesso de nutrientes individuais?

- Será a selecção de alimentos estritamente limitada? Existem comidas proibidas?

- Como é o sabor da comida? Será que o sal, açúcar, picante e álcool não são permitidos de todo?

- A implementação da dieta exige um grande aumento de tempo e de esforço?

- Os custos envolvidos são insuportáveis?

- Prometem uma cura?

Desde que todas estas questões sejam respondidas com um não, não há nada contra a dieta. Significa simplesmente que a dieta corresponde às recomendações para uma dieta equilibrada, mas tem um nome diferente.

Deverá ainda estar alerta para o facto de durante os primeiros dias de um jejum, as proteínas dos músculos e coração são metabolizadas. Como consequência temos: arritmias, perda de força muscular e fadiga. Os músculos são rapidamente degradados e são necessárias semanas de treino para os recuperar novamente. Para as pessoas afectadas pela EM, isto é extremamente desfavorável! Frequentemente os jejuns iniciam-se com enemas, de forma a purgar o intestino. Os agressivos sais laxantes retiram água e sais minerais do organismo; ao mesmo tempo a flora intestinal é destruída. O corpo humano, no entanto não recolhe e armazena detritos e produtos finais do metabolismo. As substâncias não usadas são excretadas através dos intestinos e rins desde que exista uma ingestão suficiente de líquidos.

Para evitar estas situações é necessário criar implantes para repor a flora intestinal benéfica - aqui podem ser usados lacto-bacilos presentes por exemplo no kefir.

Quem me pode ajudar com problemas de dietas?

Consulte um nutricionista de preferência especializado em nutrição vegetariana, para aconselhamento em questões e problemas nutricionais e de dietas. Os nutricionistas podem estar nos hospitais ou em consultórios privados.

Alimentação e Cortisona

A Cortisona pode levar ao aumento de peso.


Com medidas nutricionais específicas adaptadas a uma pessoa e situação particulares, pode-se fazer muita coisa para reduzir tais efeitos secundários.

Possíveis efeitos secundários (a nível nutricional) da cortisona e o que se pode fazer:

Um aumento do apetite conduz frequentemente a um ganho de peso indesejável. O desenvolvimento de depósitos de gordura na face, pescoço e estómago são os mais comuns.

- Se tem tendência a ganhar peso rapidamente, certifique-se de que não come mais comida do que o normal.

- Beba grandes quantidades de líquidos.

É importante comer alimentos ricos em amino-ácidos simples para ajudar o corpo a construir as suas próprias proteinas de uma forma rápida e eficiente. Os germinados (sementes e leguminosas germinados são excelentes fontes de amino-ácidos e mais facilmente assimilados do que as proteinas completas). A espirulina é a uma das maiores fontes de proteina vegetais para além de ser rica em clorofila. A quinua/quinoa também é um dos cereais mais nutritivos que existe.

- Tente permanecer tão fisicamente activo quanto possível para ajudar a reter a massa muscular.

O metabolismo das gorduras e açúcares é influenciado pela cortisona. Isto pode conduzir a um aumento na gordura corporal bem como nos valores sanguíneos de açúcar.

- Evite comidas gordas tais como salsichas e pratos de frios, batatas fritas, molhos, manteiga, pastelaria, tartes, bolachas, e bebidas com alto teor de açúcar e álcool.

- Dê preferência aos crus e se comer cozinhados use métodos de preparação das comidas não oleosos tais como grelhar, cozinhar ao vapor, ou cozer ligeiramente.

A cortisona reduz a produção de Vitamina D e aumenta a excreção de cálcio. Isto promove a perca de massa óssea - apanhe banhos de sol em horas convenientes para a produção da vitamina D.

- Discuta com o seu médico quais as medidas preventivas necessárias para manter o seu risco a um nível mínimo.

- O cálcio e a Vitamina D são algumas das opções para proteger os seus ossos.

O impacto da cortisona na salinidade e metabolismo da água no seu organismo pode conduzir a um aumento da retenção de água no seu organismo. Isto conduz a depósitos de água nas pernas e face, bem como a um aumento da pressão sanguínea.

- Evite comer alimentos salgados tais como salgados, batatas fritas, bolachas salgadas e comidas pré-preparadas congeladas.

- Use sal e compostos aromáticos com moderação; em vez disso, pode usar especiarias e ervas em abundância. Se usar sal use sal integral marinho.

A doença aumenta as suas necessidades de anticorpos. O uso de cortisona pode aumentar a susceptibilidade a infecções.

- As substâncias naturais protectoras são as vitaminas, sais minerais, e oligoelementos (especialmente a Vitamina C, beta-caroteno, Vitamina E, zinco e selénio).

- Faça uma alimentação tão variada quanto possível de acordo com os princípios recomendados de uma alimentação equilibrada.

- Se tem pouco apetite para vegetais e frutas, é uma boa ideia suplementar a sua alimentação com uma preparação multivitamínica.

- Lave cuidadosamente os alimentos.

Peça ao seu médico informações adicionais, e se necessário requeira um nutricionista que lhe possa dar recomendações individuais e específicas para a sua alimentação considerando a sua situação durante a terapêutica com cortisona.

Referências



1 http://www.nutritiondata.com


2 Mcgregor L, Smith AD et al. Effects of dietary linoleic acid and gamma linolenic acid on platelets of patients with multiple sclerosis. Acta Neurologica Scandinavica 1989;80(1):23-27.



3 Bates D, Fawcett PRW et al, Polyunsaturated Fatty Acids in the Treatment of Acute Remitting Multiple Sclerosis. British Medical Journal 1978;2 (6149):1390-1391.



4 Bates D, Cartlidge NEF et al. A double-blind controlled trial of long chain n-3 polyunsaturated fatty acids in the treatment of multiple sclerosis. Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry 1989;52:18-22.



5 Dworkin RH, Bates D et al. Linoleic acid and multiple sclerosis: a reanalysis of three double-blind trials. Neurology 1984;34:1441-1445.



6 Livro - "Prescription for Nutritional Healing" de James H.Balch, M.D. e Phyllis A. Balch, C.N.C.

DRA. C. KOUSMINE


Caroline Weberhofer
Nutricionista, Basileia/Suíça

http://www.ms-gateway.com.pt


Magali Rogge Mugnaini Abrão - Nutricionista

Jornal da Mulher

Os textos seguintes são retirados do forum de EM http://www.ms-gateway.com.pt e servem para reflexão sobre o assunto


"Gostava de deixar uma questão acerca deste tema da alimentação que tem a ver com o consumo de produtos lácteos. Existem estudos que relacionam o consumo do leite de vaca com a EM e outras doenças auto-imunes como diabetes, osteoporose, lúpus,etc. Para quem tiver interesse sobre o assunto basta pesquisar sobre leite e EM que aparece muita coisa. Quanto a mim posso dizer que para além da EM sofro também de osteoporose há já alguns anos. Neste momento tenho 30, e sempre fui uma grande consumidora de lacticíneos, até a algum tempo atrás, que troquei o leite de vaca pelo leite de soja, contradizendo todos os conselhos médicos, a publicidade que nos diz que leite é saúde, enfim toda a sociedade. Será que estamos todos errados? Será que não nos conseguimos livrar do poder esmagador da indústria dos lacticínios? Ou será que estes estudos não têm fundamento algum?""

"Descoberta importante para a esclerose múltipla
Cientistas canadenses comprovaram que há uma forte relação entre a esclerose múltipla e o consumo de leite. Nos países onde não existe, ou quase não existe o consumo de leite, a população não é atingida por essa doença, enquanto nos países onde existe o consumo de leite, a população é muito atingida. Na Noruega, a esclerose múltipla não é encontrada nas regiões costeiras, que vivem da pesca, mas sim nas regiões onde as fazendas produzem leite.

Uma interessante pesquisa americana acompanhou 47.331 homens e 88.563 mulheres de 1980 a 1998. 210 homens e 184 mulheres foram afetados pelo Mal de Parkinson. Constatou-se uma correlação entre o consumo de lacticínios e a incidência da doença - mas apenas nos homens. Outros fatores entram, portanto, em jogo e outras pesquisas são necessárias para determiná-los. Entretanto, essa pesquisa mostra que um fator alimentício facilita a incidência em certos grupos da população.
Na realidade, nos países industrializados, as proteínas do leite de vaca são, muitas vezes, as primeiras proteínas estranhas que chegam ao intestino do recém-nascido. A reação imunitária pode causar uma doença auto-imune que, mais tarde, será um dos fatores-chave no aparecimento de diabete ou de esclerose múltipla. Encontram-se anticorpos contra a caseína bovina com muito mais freqüência no sangue dos doentes afetados pela esclerose múltipla do que nos indivíduos sãos.
É pouco provável que essa informação importante seja divulgada pela grande imprensa, em virtude da pressão da indústria do leite, cuja publicidade apresenta esse alimento como perfeito para a saúde, ao manter o público na ilusão por razões comerciais. O lucro passa na frente da saúde e da verdade!"

Comentários

Anônimo disse…
A matéria é muito informativa, obrigada. Vale lembrar também do ômega 3que são graxos benéficos a doenças auto-imunes como a esclerose. Trata-se de um óleo essencial a lubrificação do cerébro.
Anônimo disse…
Eu também tenho EM e sinceramente nunca gostei muito de leite...enfim! Axo que não tem nada a ver!!!!

Postagens mais visitadas