Um lugar com Magia - 4ventos

Um lugar com Magia

Dá pelo nome de e é um centro de retiros num vale de reserva ecológica, chamado Casal de São Pedro, em Sobral da Abelheira, perto da tapada de Mafra e a 40 min de Lisboa.

Nasceu da vontade do proprietário de proporcionar um espaço para retiros espirituais de várias tendências e sem preconceitos, a curta distância da capital, mas suficientemente longe da confusão para haver uma energia relaxada e adequada à introspecção. Tem por objectivo proporcionar conforto, mas sem luxos, para não distrair do propósito principal, que é o desenvolvimento pessoal de cada um. O centro é composto por casas saloias recuperadas conscienciosamente e mantendo a traça original dos edifícios recuperados com algumas alterações, as cores de terra integram bem o conjunto na paisagem dando-lhe um ar misto e místico de saloio e árabe, afinal a origem da nossa arquitectura.

Não foi por acaso que este foi o local escolhido, na procura foram vistos vários locais, ao longo de um ano, e embora alguns tivessem as condições necessárias, havia sempre algum entrave, até que este surgiu como que por magia, e quando se apresentou, tudo se encaixou, e energeticamente tinha a vibração correcta. Feita a compra procedeu-se às obras que demoraram dois anos e sete meses com acompanhamento constante e muitas alterações, pois numa obra destas os desafios para soluções práticas são uma constante. Segundo diz o Miguel “muitas soluções vieram em sonhos ou inspirações espontâneas, algumas de origem divina”, e “é um lugar feito com muito amor”.

O resultado é um espaço acolhedor
de contornos suaves
que faz com que os utilizadores
se sintam seguros e confortáveis.






clique para aumentar! clique para aumentar! clique para aumentar!

A filosofia nos é a de participação de todos os intervenientes num espírito de partilha comunitária. Os participantes têm por tarefa fazer as suas camas e lavar a própria loiça e assim tomar conta do espaço que estão a utilizar. Está pensado para retiros de fim-de-semana como mínimo e até uma semana, resultando que os participantes tiram um maior proveito do trabalho feito no retiro pois o facto de não se sair do local integra o grupo de uma forma muito proveitosa. O vale circundante proporciona passeios na natureza com vistas deslumbrantes, em que só se ouvem os pássaros e por vezes o vento.
A alimentação como não podia deixar de ser é saudável e vegetariana o que ajuda muito nos processos de auto conhecimento, a comida é de qualidade e preparada com muito amor pelas cozinheiras do centro.

O centro é composto por um salão em semicírculo onde decorrem as sessões de cada retiro, zona de estar, sala de refeições, e tem capacidade para dormirem 30 pessoas divididas por quartos de 1 a 5 pessoas com conforto (os colchões são de Látex, cobertas são edredões) e alegria (as roupas das camas são em cores fortes). As cores da roupa de cama têm um segundo propósito, que é de dar às pessoas a escolha da cor e desta forma entender qual dos chacras (cada chacra ou ponto de entrada energética do corpo tem uma cor correspondente) é que a pessoa veio trabalhar.

clique para aumentar! clique para aumentar! clique para aumentar!
O centro está equipado com aquecimento central mas também tem alguns equipamentos de energias alternativas como painéis solares de aquecimento de água, e recuperadores de calor e assim o conforto está sempre assegurado.

Fumar não é permitido nas instalações do centro, e faz todo o sentido pois parte do processo é limpar, assim quem tem de fumar vai à rua e fá-lo com mais consciência.










Comentários

Postagens mais visitadas