Alimentos menos saudáveis em Portugal do que em Espanha

Alimentos menos saudáveis em Portugal do que em Espanha

Estudo da Pro Teste revela que os mesmos produtos em Portugal têm mais sal, gordura e açúcar do que os disponíveis no mercado espanhol, belga e italiano.


Os produtos à venda no mercado português são menos saudáveis e contém mais sal, gordura e açúcar do que em outros países. É a conclusão de um estudo comparativo realizado pelas associações de consumidores de quatro países europeus – Espanha, Bélgica, Itália e Portugal.

Exemplos? Alguns hambúrgeres servidos em Portugal pela McDonald’s têm 20 a 30 por cento mais gordura e 30 por cento mais sal. O Kinder Bueno em Espanha tem menos açúcar do que os nacionais, e os cereais Weetos têm quase o dobro do sal dos que são vendidos na Bélgica.

A DECO, associação de consumidores responsável pelo estudo em Portugal, apela à indústria que adopte a composição nutricional mais equilibrada para cada produto. Sublinha ainda a necessidade de se reduzirem os teores de sal nos alimentos, num país que é já o maior consumidor de sal per capita da Europa. “A desculpa da indústria é que os consumidores exigem alimentos mais condimentados, mas o estudo demonstra que aceitam ementas mais favoráveis do ponto de vista nutritivo", conclui a DECO.

(Fonte: Diário de Notícias)

30/11/2006

Comentários

Postagens mais visitadas