UE quer combater a obesidade com fruta grátis

UE quer combater a obesidade com fruta grátis


Para promover uma dieta mais saudável e contrair a tendência da obesidade, a União Europeia irá distribuir fruta fresca e vegetais pelas cantinas das escolas, centros de caridade e campos de férias para crianças.

O documento que contém propostas de subsídios para o sector será aprovado durante o dia de hoje. Actualmente, 3,1% do orçamento comunitário total é dedicado à produção agrícola.

O cerne do plano é uma alteração no apoio reservado aos agricultores, que baseiam quanto pretendem produzir na dimensão das suas terras, em linha com a reforma da política para a agricultura, que foi amplamente criticada.

O pacote inclui ainda medidas que pretendem incentivar uma dieta saudável, prometendo reembolso total aos agricultores pela entrega gratuita de fruta e vegetais a escolas, centros de caridade e campos de férias para crianças.

A Comissão sugeriu a redução em 50% dos fundos comunitários para os agricultores, destinados à retirada dos seus produtos do mercado se não venderem bem. Mas se aceitarem a distribuição gratuita, Bruxelas terá de pagar a quantia completa. A U E irá cobrir ainda 60% da produção.

Da recomendação da Organização de Saúde Mundial, cada indivíduo deverá consumir diariamente pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais. Na Europa, os gregos e os finlandeses atingem uma média de 500 gramas por dia, enquanto os restantes estados membros não ultrapassam os 200 gramas.

Esta reforma será acompanhada de perto na Espanha e na Grécia, onde a produção de fruta e vegetais representa 30% da agricultura, enquanto em Itália, Malta e Portugal cobre um quarto do sector.

Comentários

Postagens mais visitadas